Sunday, November 15, 2020

Estimulação Magnética Transcraniana

Estimulação Magnética Transcraniana – EMT

Estimulação Magnética Transcraniana – EMT

A EMT – Estimulação Magnética Transcraniana é uma técnica para tratamento de problemas de saúde mental, como depressão e outros.
A técnica consiste em estimular o cérebro com ondas magnéticas, semelhantes às utilizadas nos aparelhos de ressonância magnética.
De uma forma geral, essas ondas magnéticas têm a função de estimular os neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e glutamato, que são responsáveis por propagar os impulsos nervosos do cérebro e manter o bem-estar emocional.

Com eficácia comprovada e reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e FDA (Food and Drug Administration, nos EUA), a EMT é uma técnica indicada para o tratamento da depressão unipolar e bipolar, esquizofrenia (nas alucinações auditivas).

Benefícios

  • Tratamento seguro, não invasivo, não requer anestesia;
  • Eficácia comprovada por meio de estudos científicos com taxa de resposta, em torno, de 70%;
  • Poucos ou nenhum efeito colateral;
  • Mais rapidez na melhora do paciente;
  • Não é preciso parar com os remédios que o paciente já faz uso;
  • Tratamento na medida certa, considerando que o tratamento é definido individualmente;
  • Não afeta a rotina de trabalho, estudo ou a vida

Reconhecimento

A EMT foi reconhecida em 2002, no Canadá e pela FDA, em 2008. No Brasil, a ANVISA registrou o aparelho em março de 2007 (registro número: 80342230003);
O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a EMT como tratamento em maio de 2012. A Resolução CFM nº 1986 de 2012 caracteriza a EMT como ato médico e reconhece sua eficácia no tratamento da depressão unipolar e bipolar e da esquizofrenia (nas alucinações auditivas).

Segurança

O procedimento de EMT é realizado no IPAN, que já possui toda estrutura e equipe médica especializada e com grande experiência. É um tratamento que apresenta poucos ou nenhum efeito colateral.
Atualmente mais de três mil equipamentos de EMT são utilizados em todo o mundo para diagnóstico, pesquisas e tratamentos. Mais de 100 clínicas já oferecem este tratamento e muitas delas focadas na melhoria dos quadros psiquiátricos.

Juntos, médico, paciente e familiares, conversam para decidir quais as melhores opções de tratamento.

The post Estimulação Magnética Transcraniana appeared first on Psiquiatra em São Paulo - IPAN Instituto de Psiquiatria Avançada e Neuroestimulação.



source https://www.ipan.med.br/estimulacao-magnetica-transcraniana/

No comments:

Post a Comment

Negócios Locais 3

1 – BUsiness Name: Cirurgiã Vascular e Angiologista em Brasília – Dra. Vanessa Solé Ferreira Magalhães Full Address: SGAS 610 lote F...